Coordenador do Empreender - PB, Tárcio Pessoa estará em Taperoá.


O Coordenador do Empreender – PB, Tárcio Pessoa, estará em Taperoá para apresentar o programa a membros de associações de artesãos, pescadores e alguns líderes comunitários; o programa dará ênfase à cadeia produtiva possibilitando a articulação dos pequenos empreendedores. 
A reunião foi marcada para a próxima, quinta-feira (01/09/2011), a partir das 14h, no Salão Paroquial, e é aberta a toda a população, para conhecer o programa e ainda para esclarecer possíveis dúvidas quanto ao mesmo.



Os beneficiários do Empreender – PB devem ser maiores de 18 anos e ter residência e domicílio na Paraíba há pelo menos seis meses no caso de pessoa física ou membro de associação. A pessoa jurídica, além de atender a estes critérios, deve estar enquadrada como cooperativa ou associação de produção com cadastros na Receita Federal.

Os empréstimos serão parcelados em prazos de 12 a 48 meses com uma taxa de juros básica de 0,9% ao mês. Além do crédito, o Empreender - PB garantirá aos empreendedores assistência técnica, logística de distribuição e acesso a mercados. Este trabalho será realizado através de parcerias com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que se voltará para os negócios individuais através dos programas Crediamigo e Agroamigo, e com o Empreender-JP.

Os inscritos no Empreender – PB passarão por um processo de seleção, que terá duração de 60 a 90 dias, dependendo do porte do empreendimento.

Após a inscrição, os empreendedores deverão ser visitados por técnicos ligados ao Programa, que farão um levantamento das condições do negócio. Em seguida, passarão por uma capacitação sobre Gestão Financeira, cujo objetivo é orientar na elaboração do plano de negócio do empreendimento. Este plano será analisado por um comitê técnico do Empreender-PB, que avaliará a viabilidade do negócio.

O Empreender Paraíba é um programa de crédito criado pelo governo do estado que visa aumentar as oportunidades de emprego através de criação, ampliação, modernização, transferência ou reativação de pequenos negócios formais e informais. Isso tudo através de empréstimos de recursos financeiros aos pequenos empreendedores.

Fonte: Taperoá Mix