Ação contra Veneziano vai a julgamento hoje

O processo que pede a cassação do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB) e do seu vice, José Luiz Júnior (PSC), por suposta prática de conduta vedada e abuso de poder durante às eleições de 2008, está na pauta de julgamento de hoje do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). A Corte Eleitoral deve começar a apreciar hoje mais um recurso interposto pelo gestor campinense contra a cassação de seu mandato pelo juiz Francisco Antunes, da 16ª zona eleitoral, ocorrida em abril do ano passado.


O magistrado julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), na qual coligação adversária “Por Amor a Campina”, que teve o atual vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia (PSDB), como candidato a prefeito, acusa o peemedebista de ter sido beneficiado pelo uso de dinheiro público em sua conta de campanha, em 2008. Conforme a denúncia, gestor foi cassado em primeira instância sob acusação de usar verba do Fundo Municipal de Saúde, cerca de R$ 50 mil, na conta de campanha nas eleições de 2008.

Conforme a denúncia, o benefício teria vindo da empresa Maranata, cujo representante recebeu um pagamento da Prefeitura e o teria depositado na conta do então candidato à reeleição.

A Aije, que cassou o mandato de Veneziano em primeira instância, é fundamentado em suposta captação ilícita de recursos nas eleições de 2008.O juiz João Batista é o terceiro relator do recurso. O parecer do procurador regional eleitoral, Werton Magalhães, contudo, afasta a tese de uso de dinheiro público na campanha de Veneziano Vital.

Fonte: Vitrine do Cariri